Perguntas Frequentes

Tire suas Dúvidas

Esta é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Instituto Pindorama para que pessoas possam buscar oportunidade de parceria com donos de terras paradas ou para que você possa se cadastrar como mão-de-obra qualificada para projetos que busquem profisisonais em áreas como permacultura, agroecologia, bioarquitetura, bioconstrução, gestão de empreendimentos sustentáveis dentre outras especializações oferecidas pelo Instituto Pindorama e outros espaços com boa credibilidade.

Neste link qualquer pessoa pode gratuitamente cadastrar ou buscar terras paradas ou que estejam com algum projeto em andamento. Se você é dono de terra, pode anunciar seu projeto. para que potenciais parceiros o encontrem. Se você está buscando espaços para se conectar, poderá buscar pessoas próximas à você que estejam querendo ajuda.

As Estações Sementes são projetos que recebem uma mentoria do Instituto Pindorama e são gerenciados por alunos do nosso Curso de Gestão de Empreendimentos Sustemtáveis. Estes espaços são representantes do Instituto Pindorama em suas cidades e são realizados eventos em parceria como cursos, programas de voluntariado e palestras para disseminação dos conhecimentos da Permacutlura.

Apenas alunos inscritos no Curso de Gestão de Empreendimentos Sustentáveis podem se cadastrar para serem estações sementes, dado que este é um curso balisador das metodologias aplicadas pelo Instituto e para haver uma uniformidade na Rede. Se você tem interesse em um dia ter seu projeto listado como estação semente e receber a mentoria do Instituto, o primeiro passo é se matricular no curso. As turmas abrem uma vez por ano e a única forma de ser avisado é estando em nossa lista de e-mails acompanhando nossos informes.  Você pode se cadastrar neste link: http://conteudo.pindorama.org.br/cadastre-se

É um grande banco de dados onde ex-alunos do Instituto Pindorama e de outras Estações de Permacultura podem se cadastrar para oferecer seus talentos para pessoas que tenham terras ou projetos urbanos. Outros profissionais muito requisitados por projetos como designers, editores de vídeo, cinhegrafista, social media, pedreiros, agricultores, caseiros, etc também podem fazer seu cadastro no Banco de Talentos.

O selo azul quer dizer que a equipe do Instituto Pindorama verificou manualmente o cadastro e que aquela pessoa possui as qualificações anunciadas, mediante comprovação de participação nos cursos de formação do Instituto, cartas de recomendação, etc. Você também pode ler as avaliações de uma pessoa ou de um espaço na aba “Avaliações”.

As estações sementes, terras e sítios e projetos em geral cadastrados na Rede Pindorama podem anunciar vagas para trabalho voluntário ou remunerado/parceria neste link.

Para listar um evento no portal você deve primeiro ter um cadastro de um espaço como um sítio ou projeto urbano.

Este Portal é gratuito para todos que desejam cadastrar uma terra, sítio, oportunidade de trabalho voluntário ou parceria, para cadastro da sua mão-de-obra no banco de talentos. Em breve estaremos também incluindo uma seção de classificados.