Quem eu sou e meu trabalho
Morei na região de Nova Friburgo de 2018 a 2020. Isso porque tive a oportunidade no curso de permacultura no Instituto Pindorama conhecer a região, em julho de 2018.
3 meses depois fui morar no instituto e desde então venho adquirindo experiência em manejo das áreas: casa, jardim, design permaculturais e de interiores. Aprendi a basear tudo que faço principalmente na leitura de paisagem e seleção de materiais disponíveis, ou seja, faça o melhor que você pode com o que você tem!
Também tenho experiência como educadora, sou Licenciada em Ciências Biológicas, fiz mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, além da formação em Pedagogia Waldorf.
Desde 2015 venho atuando em iniciativas que apoiam a educação, valorizando a cultura e prezando por uma visão agroecológica. Principalmente auxiliando no processo de aprendizagem de manuseio de ferramentas e realização de trabalhos de adequações de espaços.
Atualmente na minha cidade natal Maringá-PR, atuo como professora permacultura nas cidades e crio ambientes propícios para aprendizagem de novas habilidades para um viver sustentável em cidades. Como as calçadas ecológicas e quintas de casas, estabelecimentos comerciais e todos que nos abrem a porta para praticar.
Abaixo alguns trabalhos e iniciativas que participei:
- Bioconstrutora Bambusa – fase inicial obras: horta, galinheiro, tuia e galpão de bambu, colheita, tratamento de bambu e construção das estruturas de base. agosto/2018 e 2021 (Maringá/PR);
- Instituto Pindorama - construção com pedra, barro e bambu, reforma em obra tradicional. Trabalho de divulgação da pedagogia Waldorf – roda de conversa no Projeto Farmlab fev/2019 e Design em Permacultura mar/2019, vivência Ritmo matinal de Escola de Pedagogia Waldorf. out/2018 a mai/2019 - (Nova Friburgo/RJ);
- Jardim Alecrim - Oficina de bambuaria (leitura de paisagem para identificação de bambus, colheita, limpeza, tratamento e fabricação de brinquedos de grande áreas) – set/2019 (Teresópolis/RJ);
- Fazenda Monte Cristo - parceria com Sabrina Bittarello. construção de banheiro seco – Trabalho com processamento de alimentos vindos da agrofloresta para comercialização. jun -jul/2019 (Trajano de Moraes/RJ);
- Espaço Palmeirinha – participação no coletivo de pais fundadores do espaço recreativo para crianças de 1 a 4 anos, baseado nos estudos da antroposofia e viver rural local. fev/2019 – set/2019 (Bom Jardim/RJ)
- Fazenda Cambuca - ago/2019 a maio/2020 - reformas de casa de alvenaria em geral, reparo em instalações elétricas, pintura, instalação de forro de casa, detalhes de design em bambu, manutenção das zonas 0 e 1 principalmente, manejo de nascente de água, manejo de mudas de plantas alimentícias, estudo das plantas alimentícias não convencionais da região, estudo, planejamento e implantação de pequena área de SAF (Trajano de Moraes/RJ)
- Escola Waldorf Pública Cecília Meirelles - manejo de área de nascente e bananal, projeto de construção de bacia de evapotranspiração (BET) – abr/2019 (Nova Friburgo/RJ);
- Casa do saberes, projeto bambuzeria escola – jul/2019 – ago/2020 - produção de peças de bambu como fonte de renda e criação de alternativas para aprendizagem do manejo do bambu (portões, estrutura para área rural, utilidades domésticas). (São pedro da Serra/RJ)
Quero participar de projetos voltados para a autonomia das pessoas para manipular o bambu como fonte de preservação e de renda, estudando a identificação das espécies da natureza local, o plantio e manejo de mudas de bambu.
Também me interesso por ter contato com pessoas que querem manejar a sua moradia, estudar a permacultura em seu local de atuação principalmente produzindo alimentos para si.
Tenho um canal no youtube direcionado para formação de pessoas em permacultura nas cidades!
https://www.youtube.com/channel/UCqDzmAYkWfDSbLKndEo45GA
@institutosefaz
Conheça também nosso cadastro na REDE PINDORAMA
https://rede.pindorama.org.br/listagens/instituto-sefaz-permacultura-e-o-bambu-na-cidade/
Sabrina Bittarello
09/07/2020 at 8:50 pmAjudamos a bioconstruir um banheiro seco na Fazenda Agroflorestal Monte Cristo.
Thaise sempre gostou de trabalhar com as mãos, e é o que traz em sua pedagogia. Por isso é muito boa no que faz!!
Pra ela não existe não gostar do que faz.
Trabalha celebrando e celebra trabalhando !!!