Quem eu sou e meu trabalho
"Nascido ao pé das montanhas do Caparaó, onde o cheirinho do café mineiro emana das plantações e das casas de família, Sílvio Fochat traz a bagagem de uma infância de muitas privações, amenizadas pela alegria e acolhimento da avó e mãe cozinheiras. Numa atmosfera de extrema valorização do alimento e do cuidado com o seu preparo, Sílvio cresceu construindo uma memória gastronômica de sabores, odores, misturas e “causos”, e desde cedo começou a participar dessa mágica.
As circunstâncias o tornaram um burocrata, mas o amor pelo alimento e a saudade da infância sempre estiveram presentes nos seus pratos. Uma passagem de 5 anos pela cultura capixaba aumentou seu repertório e seu amor pela comida brasileira.
Quando percebeu que seu talento o chamava para algo maior, e a saudade não cabia mais no coração e no estômago, deixou de lado os papéis e as calculadoras e se matriculou no curso de Gastronomia do Centro Universitário Senac Santo Amaro. E as panelas de São Paulo resgataram o menino mineiro, agora interessado em consolidar uma cultura regional e pessoal em pratos.
Sua peregrinação em busca de aperfeiçoamento e experiência nunca parou desde então. Fez estágio na Casa do Porco, renomado restaurante no coração de São Paulo; foi monitor de aulas práticas no Senac Santo Amaro e no Festival do Japão em 2017 e participou de vários eventos gastronômicos.
Sílvio Fochat defende uma gastronomia nacional, com valorização dos pequenos produtores que lhe são referência de infância para boa qualidade e saúde através da alimentação. Procura se aperfeiçoar em processos mais sofisticados e no registro de receitas que fixem essa memória pessoal com fidedignidade e criatividade, deixando sua contribuição à cultura nacional".
Adicionar uma avaliação