Descrição

O Projeto Mão na Jaca é um empreendimento de Educação Socioambiental que aproxima as pessoas das árvores e florestas urbanas cariocas, da coletividade, da compostagem, do aproveitamento integral de recursos do território, do aprendizado e conhecimento da história da cidade, através do uso e aproveitamento das jacas verdes em pratos salgados.

Além das Oficinas Mão na Jaca, o espaço de aprendizagem do Projeto, o Clube da Felicidade e da Sorte, é uma pequena escola situada em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Em tempos de Pandemia, estamos franqueando nossas Oficinas Mão na Jaca virtuais em forma de Video-Aulas GRATUITAS.
Fazemos também uma coletânea de receitas com a jaca e suas sementes (castanhas) tudo isso oferecido no site WWW.MAONAJACA.COM.
No Espaço em Laranjeiras no Rio de Janeiro, oferecemos oficinas de diversos profissionais ligados a Permacultura, alimentação saudável, Agroecologia, PANC, podas, Veganismo, Ayurveda, Yoga, entre outros. Em breve os trabalhos presenciais serão retomados.
Na Cozinha do Clube realizamos o beneficiamento das jacas, obtidas em jaqueiras de espaços privados com os quais fazemos acordos de Mentoria e Reeducação em relação ao convívio com as jaqueiras, manutenção, monitoramento, mapeamento e sinalização das árvores.
O material coletado, que na maior parte das vezes seriam tratado como resíduo (lixo), até mesmo de forma inadequada é então beneficiado e vendido para produtores, restaurantes e consumidores em geral, que desejam diversificar sua alimentação para uma alimentação mais saudável e nutritiva, e que desejam também reduzir o consumo de carne sejam veganos, vegetarianos, ou não.

As Jacas são também doadas, quando a atividade de manejo das árvores gera uma quantidade que não conseguimos absorver em nossa produção artesanal.

O espaço do Clube é construído com captação de água de chuva e placas solares, e parcialmente com material encontrado no local, dentro do terreno da residência da família, que gerencia a empresa, com jardineiras e outras frutíferas, composteira e uma jaqueira, que deu início a todo o projeto.

Fundada em 2015 por Marisa e Pedro, os professores da Oficina Mão na Jaca, fazem o monitoramento do Campus da PUC-Rio, onde Pedro é Professor de Urbanismo.

No LaBEH (Laboratório de Biogeografia e Ecologia Histórica da PUC-Rio, no Departamento de Geografia, O Projeto participa do desenvolvimento de pesquisas acadêmicas relacionadas ao universo das jaqueiras e sua introdução no Brasil Colonial no séc. XVII, para a alimentação dos escravos carvoeiros e canavieiros.
O Projeto Mão na Jaca, se dedica também ao desenvolvimento de novas políticas públicas, de aproveitamento das jacas produzidas em abundância na cidade e desperdiçadas, levando em consideração a crise climática, seu possível aproveitamento no Combate à Fome, na Geração de Renda, no Empoderamento Feminino, usando a jaca e suas sementes como alimento, combatendo a política nacional vigente de extermínio, anelamento, e envenenamento das jaqueiras nos Parques e Unidades de Conservação, como forma de manejo, propondo um Plano de Manejo mais sustentável e inclusivo, direcionando ao uso da jaca e suas sementes como alimento salgado para a população carente e como uma nova cultura alimentar para todos os brasileiros, aproveitando essas árvores tão abundantes e férteis na cidade do Rio de Janeiro e em todo o Brasil.

 

Localização

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar uma avaliação