Estamos captando voluntários estudantes de bioconstrução que queiram sair do campo das teorias e finalmente colocar a mão na massa!
A ideia é aproveitar uma pequena construção existente (veja as fotos) e construir um espaço que abrigará uma pequena fábrica de sabão ecológico. É um projeto simples, o espaço interno terá apenas uma pia, balcão e prateleiras. No entanto queremos tornar o espaço externo em uma verdadeira obra de arte que chamará a atenção para uma nova consciência que está sendo desenvolvida dentro do campus.
O objetivo é iniciar, aos poucos, uma estação de permacultura. Já existe a previsão para construção de um novo espaço que estará alinhado com esse novo conceito, inclusive já está sendo desenvolvido um novo curso de educação superior com foco em energias renováveis.
Temos o propósito de ampliar esse leque de opções com cursos gratuitos voltados para permacultura, bioconstrução e agricultura sintrópica. Tornar o campus um laboratório de experimentos e referência em sustentabilidade, gerando cada vez mais mão de obra qualificada na área, integrando ainda mais todos os cursos da instituição nesta mesma visão.
Queremos também convidar a comunidade no entorno para participar e se apropriar dessas ações fortalecendo a bioeconomia local e iniciativas para a preservação do meio ambiente na região e também inspirar e incentivar outras entidades públicas e privadas a fazer o mesmo.
Nesta 1ª fase daremos prioridade para voluntários com experiência em bioconstrução ou formados em arquitetura ou engenharia civil que tenham interesse em elaborar conosco o 1º projeto de bioconstrução do campus. Deverão elaborar plantas, fazer cálculos e dimensionamento de materiais, trazendo ideias e estudando as possibilidades conosco.
Essa primeira comissão terá um número reduzido de pessoas, então daremos prioridade aos primeiros interessados que tiverem disponibilidade para participar de encontros (que poderão ser presenciais ou à distância) ao menos uma vez por semana até a finalização da primeira etapa.
Após a primeira etapa concluída, daremos início aos mutirões de construção (2ª fase) que serão organizados e direcionados por membros da primeira comissão que tiverem disponibilidade de participar presencialmente.
A ideia é que seja um projeto de iniciativa coletiva desde seu nascimento, e os participantes terão seus nomes divulgados fazendo parte no marco desta história.
A chamada para a criação do projeto de bioconstrução e expansão permacultural é uma iniciativa voluntária de servidores públicos da Fatec Itu que é uma unidade do Centro Paula Souza, que por sua vez é uma autarquia da rede estadual de Ensino Profissional e Tecnológico e tem como missão promover a educação tecnológica dentro de referenciais de excelência, formando profissionais com princípios éticos e responsabilidade social, capazes de contribuir ativamente e de forma inovadora para atender as demandas da sociedade.
Quer fazer parte deste projeto?
Envie um e-mail para: karine.faggionato@fatec.sp.gov.br
Conte-nos:
Qual sua disponibilidade de dia e horário?
On line ou presencial?
Possui alguma experiência na área?
Você quer participar da primeira fase do projeto?
Ficaremos muito felizes com seu contato!
Um grande abraço!
Equipe do Núcleo de Ações Sustentáveis da Fatec Itu.