Descrição
Somos um coletivo formado e unido por princípios, ideais e sonhos. Heterogêneos, somos pretos, brancos, amarelos, cis, gays e bis. Somos músicos, educadores, profissionais liberais, humanos. Mineiros, paulistas, cariocas, sírios, somos cidadãos do mundo, conhecemos o sistema e decidimos sair dele. Queremos paz, amor e contato com a natureza. Queremos continuar produtivos e criativos, mas sem as necessidades criadas pela vida urbana. Queremos, sobretudo, ter tempo… tempo pra cultivar a terra, pra brincar com as crianças, pra tomar banho de rio, pra ver o pôr do sol. Cada um de nós está cocriando a possibilidade de viver outra vida, de nascer de novo. E o melhor: boa parte desse sonho já é realidade!
Estamos em Itacaré, sul da Bahia, costa do cacau e cenário de tantas histórias maravilhosas de Jorge Amado. A menos de 10 km do centro da cidade (6 km de asfalto e 3 de terra), temos uma área de 25 mil metros quadrados, a maior parte coberta de floresta, próxima de uma das mais belas praias da região: Jeribucaçú (lindíssima, boa pra surf e ótima pra crianças porque conjuga mar e um rio bem calminho). Temos água corrente, biodiversidade incrível, muita chuva e sol o ano todo. A força da consciência ecológica de muitos proprietários particulares aliada às diversas áreas de preservação permanente na região nos transforma num verdadeiro cinturão verde, beneficiando inúmeras espécies nativas selvagens.
Aqui, nesse pedaço de paraíso, estamos desenvolvendo um coletivo de bem viver, de compartilhamento de espaços conservando a individualidade. Assim, cada coproprietário terá sua área privativa para construção e todos compartilharão espaços de convivência, passeios, jardins, hortas, frutíferas. Mudas de frutas são plantadas todos os dias e logo logo todos gozarão do prazer inigualável de comer frutas fresquinhas, orgânicas, colhidas do pé.
Os primeiros esboços do projeto arquitetônico já foram apresentados e estão sendo lapidados pelo grupo. Ainda há muito o que decidir, mas algumas coisas são certas: 1. Todos teremos casas pequenas ao estilo tiny houses; 2. Casas e demais construções deverão causar o menor impacto ambiental e ser tão ecológicas quanto possível (captação de água da chuva, reuso das águas cinzas e tratamento das águas negras, implantação de sistema fotovoltaico, etc); 3. Não haverá cercas nem muros, de modo que todos os limites deverão ser fixados única e exclusivamente com paisagismo; 4. Todo o projeto deverá seguir os princípios da permacultura; 5. Dois terços do imóvel devem permanecer floresta, cabendo ao coletivo, no futuro, decidir se e como explorar sem degradar.
Esse é o sonho que estamos construindo juntos e nele ainda cabem mais duas pessoas ou duas famílias. Se você sentir no fundo da alma esse chamado, é só me ligar.
Grande abraço
Liriam
Localização
-
MX4V+H8 Itacaré, BA, Brasil
Adicionar uma avaliação