Localização
Quem eu sou e meu trabalho

Por todas as experiências pelas quais passei acabei me destacando na solução de problemas técnicos, sempre buscando a melhor alternativa para que a questão fosse sanada por completo não trazendo altos custos de manutenção posteriores.
A busca por alternativas mais eficazes e com um custo de produção dentro do planejado se tornou um dos desafios que mais me estimulam dentro de um projeto, fazendo com que eu continue sempre me atualizando e conhecendo novas tendências e tecnologias na área que estou atuando.
Nos últimos anos fiz uma imersão no meio rural, onde participei do coletivo que reestruturou a fazenda Fukushima no Vale do Paraíba. Esta fazenda foi a maior produtora de rosas do Brasil na década de 80 e 90 e há cerca de 20 anos estava parada em pousio, foi quando o proprietário resolveu iniciar a produção de alimentos orgânicos no local. Juntamente com este início de produção na fazenda Fukushima, com a Associação AGUAPÉ, todo o Vale do Paraíba iniciou o processo de criação de um sistema de certificação participativa onde foi necessário estruturar uma rede entre os produtores do vale e criar uma associação, APOENA, que serve como órgão certificador. Sou sócio fundador da APOENA, atualmente já estamos comercializando alimentos agroecológicos com selo próprio enquanto o processo burocrático no MAPA entra em sua fase final.
Dentro deste período realizei palestras e capacitações entre os produtores rurais, construindo junto com eles o planejamentos das propriedades, plano de manejo das produções, ensinando a fazer adubos próprios como Bokashi, Fosfito, farinhas, microorganismos eficientes e auxiliando de todas as formas possíveis o incremento energético dentro dos sistemas de produção. Dentro da AGUAPÉ desenvolvemos entrega de cestas orgânicas, feiras de produtores rurais e iniciamos o modelo de CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) com um grupo de consumo no ABC Paulista que acabaram por se tornarem co-agricultores da AGUAPÉ.
Atualmente presto consultoria para uma fazenda em transição agroecológica em Santa Cruz, nos Andes Peruanos, além de realizar estudos ambientais em centros urbanos na região metropolitana de São Paulo.

Minhas Conquistas
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar uma avaliação